SEARA DA CANÇÃO

CARAZINHO/RS

A Seara da Canção de Carazinho é um festival com inspiração nativista, que busca resgatar e valorizar os costumes e as tradições do Rio Grande do Sul, através de um amplo evento cultural, onde se destaca a música gaúcha, primando pelo enfoque da linha campeira nas composições, preservando-se assim a essência da cultura e dos valores gaúchos, assim como oficinas de música instrumental, visando incentivar e despertar novos talentos.

planalto
Festinal Nacional da Cultura GauchaFestinal Nacional da Cultura Gaucha

Festinal Nacional da Cultura Gaucha

A 8ª Etapa está prevista para os dias 09 e 10 dezembro de 2017 em Carazinho RS e é uma etapa de participação obrigatória.

whatsapp-image-2017-09-26-at-11.51.23
Credenciadora ao Freio de OuroCredenciadora ao Freio de Ouro

Credenciadora ao Freio de Ouro

Carazinho vai sediar uma etapa da mais importante ferramenta de seleção da Raça Crioula.

acampamentos
Infraestrutura para AcampamentoInfraestrutura para Acampamento

Infraestrutura para Acampamento

Garanta já o seu espaço de acampamento para a Seara 2017. São diversas opções de espaços e valores.

HISTÓRIA DA SEARA

A Seara da Canção Gaúcha foi idealizada no ano de 1981, a partir do programa de rádio “Raízes do Sul”, do locutor Aylton de Jesus Magalhães que ia ao ar pela Rádio Carazinho.

Na Busca de um nome que pudesse identificar o festival com a vocação regional, surgiu o nome “Seara” que significa campo cultivado, simbolizando os extensos campos que Carazinho cultiva em seu setor primário, a agricultura.

Foram realizadas consecutivamente dez edições da Seara da Canção até o ano de 1990. A 11ª edição do festival, de 1991, foi toda especial, pois foi realizada a Seara das Searas, que compreendeu a escolha através de uma consulta popular das 24 melhores músicas de todas as edições já realizadas.

Durante o mesmo festival também foi realizada a primeira Searinha da Canção, reunindo talentos da cidade e da região, concorrendo em três categorias: até 9 anos, de 10 a 12 anos e de 13 a 15 anos. Ainda foram realizadas mais 8 edições em anos subsequentes.

Muitos dos nomes mais consagrados na música gaúcha, atualmente, passaram pelos palcos da Seara, a exemplo de Rui Biriva, Porca Veia, Borguetinho, Daniel Torres, Cezar Passarinho, Dante Ramon Ledesma e Fátima Gimenes entre outros. Também foram revelados novos talentosartísticos, tanto intérpretes como compositores, a exemplo de Mário Veríssimo, José Américo, Antônio Augusto, Rofrigo Xavier, Marize Brender, Josane Franco, Odilo Gomes e Maurício Machado.

A Seara é um divisor de águas em termos de cultura e pesquisa da tradição gaúcha, pois muitas das letras das músicas acabaram por resgatar conhecimentos que se haviam perdido ao longo do tempo, a exemplo da importância dos Birivas para o desenvolvimento da economia regional; a esquecida Rua das Tropas, que para muitos é apenas Avenida Pátria; ou também expressões como Caapi, palavra indigena que significa caminho do mato; além de outros elementos da lida campeira, usos e costumes da região.

Nesta nova etapa, a partir de 2017, seguiremos os objetivos e propósitos construídos nas edições anteriores, mantendo acesa a tradição de nosso Estado, passando de geração em geração. Resgatando a paixão da comunidade local, regional e estadual por este evento, o festival, os acampamentos, a música, a cultura e a culinário do nosso estado. Diversas apresentações e homenagens especiais estão sendo organizadas para celebrar a 20ª edição.

RELEMBRE AS SEARAS

CARAZINHO/RS

Situada no coração do Mercosul, Carazinho é uma cidade estratégica, onde a logística, a tecnologia e o desenvolvimento se encontram.

Intercambiados com um povo acolhedor, hospitaleiro e trabalhador, de raízes fortes e cultura tradicionalista ímpar.

É um POLO LOGÍSTICO situado no norte do Rio Grande do Sul, a 292 km de Porto Alegre no MAIOR ENTRONCAMENTO rodoviário do sul do país. Ligando, através das BRs 386 e 285, o RS aos principais polos industrias e comerciais do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile.

CENTRO DE TRADIÇÕES GAÚCHA RINCÃO SERRANO

O CTG Rincão Serrano, fundado em 14 de outubro de 1974, inscrita no CNPJ sob o número 88.679.204/0001-41, Associação Privada sem fins lucrativos localizada na rua Paisandu, s/nº, no bairro Glória na cidade de Carazinho/RS, é a entidade promotora do evento 20ª Seara da Canção Gaúcha no ano de 2017.

A escolha do CTG Rincão Serrano como promotor do evento, se deu por ser esta entidade, a realizadora da etapa final do Festival Nacional da Cultura Gaúcha do corrente ano, que acontece em paralelo com a edição 2017 da Seara da Canção.